segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Lua Cheia


Hoje é noite de lua cheia!

Sempre fui fascinada pela lua e pelas estrelas, desde crianca...Na minha antiga casa tinha uma espécie de terraco-telhado, que dava para subir e ficar vendo o céu (que saudade).
Meu sonho é ver um céu perfeito, ou melhor uma noite perfeita, com muitas, milhares de estrelas!
Acho que teria que ser no meio de um deserto...longe das luzes da cidade.
Aqui em São Paulo é uma tristeza, dá para contar nos dedos das mãos o número de estrelas visíveis (quanto tem)...

Outra coisa que deve ser lindo de se ver são as auroras boreais e austrais...
Aurora boreal sobre
o Lago Scwhatka,
em Whitehorse, Yukon,
nos Estados Unidos.
(Foto de Phil Hoffman)

¨A aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos em regiões próximas a zonas polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar no campo magnético terrestre. Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal, nome batizado por Galileu Galilei, em referência à deusa romana do amanhecer Aurora e ao seu filho Bóreas, representante dos ventos nortes. Ocorre normalmente nas épocas de setembro a outubro e de março a abril. Em latitudes do hemisfério sul é conhecida como aurora austral, nome batizado por James Cook, uma referência direta ao fato de estar ao Sul.

O fenômeno não é exclusivo somente à Terra, sendo também observável em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Saturno, Marte e Vênus. Da mesma maneira, o fenômeno não é exclusivo da natureza, sendo também reproduzível artificialmente através de explosões nucleares ou em laboratório.

Mecanismo
A aurora aparece tipicamente tanto como um brilho difuso quanto como uma cortina estendida em sentido horizontal. Algumas vezes são formados arcos que podem mudar de forma constantemente. Cada cortina consiste de vários raios paralelos e alinhados na direção das linhas do campo magnético, sugerindo que o fenômeno no nosso planeta está alinhado com o campo magnético terrestre. Da mesma forma a junção de diversos fatores pode levar à formação de linhas aurorais de tonalidades de cor específicas.¨

Mais: Wikipedia

Nenhum comentário: