quarta-feira, 3 de setembro de 2008

É isso... :)

Crianca é um ser fantástico... Elas são ingênuas e nao têm medo de perguntar as coisas (nem deveriam)...
Hoje no metrô uma menininha me perguntou o que eu tinha feito na minha boca. Hmm, essas coisas me pegam de surpresa, mas respondi que eu tinha nascido desse jeito, com um defeito. Acho que não iria adiantar muito explicar que era por causa de uma mutacão no gene IRF6. :)
Esse gene causa má formacão no lábio e céu da boca, entre outras implicacões. Mas é muito legal saber que a medicina está avancada nessa área. Hoje já é possível identificar se um zigoto possui tal gene, e assim impedir que um filho tenha o mesmo problema.
Pra mim ainda é um tabu falar sobre isso,sei lá, traumas de infancia. Por isso acho mais fácil escrever aqui...Um dia eu aprendo a falar sobre isso.
Ás vezes acho que muitas pessoas têm curiosidade para saber o que são essas cicatrizes que tenho, mas não têm coragem para perguntar. Bem, da próxima vez eu indico o blog. :)

Eu nasci com um defeito congênito, causado pela Síndrome de van der Woude (explicacão no outro post).Nunca falei muito sobre isso, porque quando falo parece que as pessoas me olham com um olhar de dó, tipo ¨coitadinha dela¨...e não preciso disso. Sempre fiz o que tive vontade de fazer, não era isso que iria me impedir. Mas claro que já passei por muitos momentos difíceis, não é sempre tão fácil. Às vezes me dá uma baqueada..
Faco cirurgias desde os 3 meses de idade, para correcão do labio, nariz, garganta, enxertos e ortognática. Queria não ter que fazer cirurgia nunca mais, mas acho que ainda tenho coisa para enfrentar. Estamos aí né, fazer o quê..rs
Bom, nem sei porque estou falando disso agora, mas como disse lá em cima, acho que é para as pessoas que me conhecem mas nunca tiveram coragem de perguntar o que eu tenho.

Nenhum comentário: