quinta-feira, 22 de março de 2012

Escolhas

Sempre tive uma "questionabilidade" das coisas, por assim dizer. Sempre fui curiosa para saber como as coisas funcionam, de onde vêm, como surgiram. Sempre gostei de ciência, filosofia, história antiga.
Assim como sempre me interessei por questões menos materiais e mais espirituais. Quem somos, de onde viemos, para onde vamos.

Não fui batizada quando nasci, meus pais optaram por deixar seus filhos escolherem seus caminhos. E concordo com isso. Estudando em uma escola católica de freiras, acabei me tornando católica. Fui batizada, fiz primeira comunhão e até crisma. Me interesso pela história da Bíblia, assim como me interesso por muitos outros livros.
Apesar de frequentar as missas (esporadicamente, mas frequentava), não entendia o sentido das coisas, da religiosidade indo a uma Igreja. O que tudo aquilo tinha a ver com Deus?

Por gostar de ciência, sempre li diversos assuntos e entre eles, muitos tentando desmistificar as religiões. Big Bang X Deus, Criacionismo, Darwin, etc, etc. E eu sempre ficava com uma pulga atrás da orelha. Acredito na religião ou na ciência? Qual deles está certo? A religião, por não mostrar provas concretas que Deus existe, está errada? A ciência, por não provar como surgiu o mundo, está errada?

Na verdade, não é como comparar "verde" com "branco" e sim, comparar "verde" com "macio". Não tem como comparar, não tem como escolher entre ciência e religião. As duas partes deveriam parar de provar coisas umas para as outras e se aterem ao que têm de melhor.
A religião é para os que têm fé, para os que têm uma certa espiritualidade. E acredito que esse fator varia de intensidade de pessoa para pessoa. Mas parece que alguns ateus e alguns fanáticos religiosos se colocam de uma maneira que uma coisa sobrepõe a outra.
Então não posso ser uma católica que pesquisa células tronco? Que porventura acredita na possibilidade do Big Bang, mas mesmo assim acreditando em um Deus por trás de tudo isso?

Não posso ser espírita e me interessar por questões de física quântica que porventura explicam certos fenômenos sobrenaturais?
Eu tenho que ser uma coisa ou outra?
Quero ser questionadora, um pouco desconfiada mas não totalmente cética. Às vezes é preciso ter um pouco de fé.

Nenhum comentário: