Sinopse
"O Andar do Bêbado", do físico americano Leonard Mlodinow, explica por que as pessoas apresentam tanta dificuldade em aceitar o acaso e compreendê-lo. Segundo Mlodinow, os processos aleatórios são fundamentais na natureza e onipresentes em nossa vida cotidiana. Ainda assim, a maioria das pessoas não os compreende nem pensa muito a seu respeito. Como não estamos preparados para lidar com o acaso, muitas vezes tomamos decisões erradas por ignorá-lo, apoiados na ilusão de controle.
Num tom irreverente, o autor costura casos emblemáticos a teorias matemáticas, citando pesquisas e exemplos presentes em todos os âmbitos da vida, do mercado financeiro aos esportes, de Hollywood à medicina.
Mais do que uma visão geral sobre aleatoriedade, sorte e probabilidade, Mlodinow lembra que muitas coisas em nossas vidas são tão previsíveis quanto o próximo passo de um bêbado depois de uma noitada. É impossível manter o mesmo olhar diante dos acontecimentos depois de ler essas teorias.
Comentários"Perturbador e interessantíssimo. O autor pulveriza matematicamente certezas sobre julgamentos de mérito em todas as atividades humanas."
"Um guia maravilhoso e acessível sobre como o aleatório afeta nossas vidas."
"Deliciosamente interessante."
"Uma leitura espirituosa, adequada para qualquer praia ou avião. Mlodinow tem uma íntima percepção da aleatoriedade."
"Se você é forte o suficiente para ter algumas de suas certezas favoritas desafiadas, leia 'O Andar do Bêbado' - uma história, uma explicação e uma exaltação da teoria da probabilidade."
"Mlodinow escreve num estilo leve, intercalando desafios probabilísticos com perfis de cientistas. O resultado é um curso intensivo, de leitura agradável, sobre aleatoriedade e estatística."
"Um dos 10 melhores livros de ciência de 2008."
Nenhum comentário:
Postar um comentário