sexta-feira, 3 de julho de 2009

Café Filosófico

Adoro esse programa da Cultura: Café Filosófico, passa às 23h na Cultura aos domingos.

Achei um vídeo muito legal: A ética nos relacionamentos humanos por Claudio Cohen

Uma breve transcricão do assunto:

Valores morais vem da religiao, do superego.
Valores éticos vem da reflexão, dos conceitos que cada indivíduo possui, independente de religião, é o que a psicanálise trata.
Ética - o que o sujeito pensa sobre os atos realizados por ele.

Etiqueta - Normas de comportamento, um rótulo, definido pela sociedade, variando por grupos sociais e pode ser alterado com o tempo.

Id - impulsos de vida, de morte
Ego - conjunto de instrucoes: sentimentos, pensamentos.
Superego - instancia crítica, instancia de moral internalizados, leis internalizadas. Traz limites e aponta caminhos socialmente aceitos de realizacão dos nossos desejos e impulsos.

Um indivíduo ético possui ego estruturado e desenvolvido. Pode pensar, vê diferencas, aceita responsabilidades.
Traz a tona conflitos entre o que a razão pensa e o coracão sente. Trata o modo como ele lida com a moral. Cabe ao indivíduo aceitar ou não. O ser humano se equilibra entre desejos e interdicoes no relacionamento com o outro, a ética vem do indivíduo por isso é tão importante conhecer a si próprio.

A moral é superegóica, vem de fora, são leis impostas pela sociedade - sou obrigado a respeitar tal comportamento (Ex; Não matar).

Complexo de Édipo - Fala sobre desejos humanos.Não é apenas o conceito banalizado sobre relacões incestuosas entre pais e filhos. Ele nos faz pensar a respeito das nossas angustias, de onde viemos, quem somos, para onde vamos, diz respeito a nossa identidade pessoal e sexual.
Pais sociais e biológicos - pais sociais são aqueles que fazem com que nos desenvolvemos.
A etica as vezes pode ser subvertida e podemos nos apegar a desculpas morais, que não faz parte daquilo que nos torna mais humanos, mais éticos.

Nenhum comentário: