domingo, 21 de junho de 2009

Carpe Diem

¨Carpe Diem significa ¨aproveitar o dia¨. O conceito de aproveitar na nossa sociedade no entanto, é altamente deturpado. Associa-se aproveitar com prazer e lazer. Aproveitar para a maioria das pessoas significa curtir sem responsabilidade, sem preocupação, como quando você sai de férias com o único objetivo de esvaziar sua mente e se renovar fisica e psicologicamente ¨aproveitando¨ cada momento antes que você tenha que voltar para suas obrigações que não são nada prazeirosas.
O conceito de aproveitar a vida é geralmente associado a festas, esportes radicais, lazer, descontração, enfim, deve haver algum tipo de satisfação emocional. É claro que também usamos o conceito de aproveitamento para descrever vantagens, mas no caso da compreensão da noção de Carpe Diem, o ¨aproveitar¨ está intimamente ligado ao prazer.

Aproveitar a vida então adquire os mais diversos significados, em sua maioria ligados a condições externas. O verdadeiro significado de Carpe Diem no entanto, está mais ligado a fazer a vida valer a pena dentro de uma concepção de longo prazo, vivendo intensamente cada momento, do que se entregar a atividades de lazer sem sentido e sem inter-conexão com algo mais profundo que a atividade em si.

Fazer a vida valer a pena envolve significado.¨

Fran Christy

Nenhum comentário: